Chás que Auxiliam na Perda de Peso!
- VUOI
- 30 de ago. de 2021
- 5 min de leitura
Atualizado: 26 de set. de 2024
Veja quais os tipos de chá que ajudam a acelerar a queima de gordura e o processo de emagrecimento.

Há alguns tipos de chá que são ótimos aliados na perda de peso e além dessa vantagem, trazem outros benefícios à sua saúde.
Pensando nisso, separamos alguns tipos de chás que vão ajudar você a perder peso sem prejudicar a saúde.
1. Chá-verde
O chá-verde possui uma forte ação termogênica e por isso é um excelente aliado na perda de peso.
Por conter cafeína na sua composição tem efeito estimulante e contribui para a queima mais intensa de calorias, especialmente de gorduras.
Além disso, ele facilita a digestão, ajuda a regular o intestino e combate a retenção de líquidos no organismo.
O chá-verde pode ser encontrado em pó, saquinhos e até mesmo cápsulas. Apesar disso, a preparação com as folhas da erva é a melhor opção.
Como preparar o chá verde:
Coloque 1 litro de água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas, apague o fogo. Acrescente 1 ou 2 colheres de sopa da erva de chá-verde. (O ideal é começar com 1 colher, pelos menos até você se acostumar com o sabor do chá). Depois, abafe por 2 ou 3 minutos. Coe e tome.
2. Chá-mate
O chá-mate é feito de erva-mate tostada. Ele está entre os chás para emagrecer por sua alta concentração de cafeína e de teobromina.
Consequentemente, ele acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico em repouso. Isso aumenta a queima de gordura. Além disso, a cafeína estimula a lipólise, que consiste em utilizar as células de gordura estocadas em nosso corpo para gerar combustível para queimar.
O chá-mate ainda possui ação diurética, é bom para diabéticos, contribui para a saúde do coração e do cérebro, tem ação antioxidante e melhora a digestão.
A quantidade recomendada de chá-mate é de cerca de um litro por dia, no qual é utilizado 20 gramas das folhas de erva-mate. Recomenda-se que seja ingerido 3x ao dia, sendo melhor um pouco antes das principais refeições. Desta forma, as propriedades que diminuem a absorção de colesterol já estarão a postos no momento em que os alimentos chegarem e assim evitarão a absorção de colesterol no intestino delgado.
Como preparar o chá verde:
O chá-mate é preparado deixando as folhas em infusão com a água quente a cerca de 80 graus. Assim que a água começar a levantar fervura, apague o fogo e deixe as folhas em infusão por cinco minutos.
3. Chá branco
O chá branco é feito com a mesma planta que origina o chá-verde. Mas, nesta versão as folhas da espécie Camellia sinensis, são colhidas ainda jovens. Por isso, ele fica com a cor branca e um sabor mais sutil e doce.
Apesar de sua ação termogênica ser menor por possuir menos concentração de cafeína, o chá branco conta com uma alta concentração de antioxidantes que ajudam a prevenir o câncer, doenças cardiovasculares e cerebrais degenerativas, além de ter ação anti-inflamatória e proteger o fígado.
O chá branco é encontrado à venda, de forma geral, em ervas, em saquinhos (sachês) e em pó e a quantidade recomendada da bebida pode variar entre duas e três xícaras de chá por dia.
Como preparar o chá branco:
Aqueça a água até um pouco antes da fervura, cerca de 80º, depois desligue o fogo e coloque a planta dentro. Deixe descansar por cinco minutos, coe e consuma.
Utilize cerca de três gramas de folha seca para 300 ml de água, caso opte pelas versões industrializadas da bebida prepare seguindo a instrução do fabricante.
4. Chá de hibisco
O hibisco também é um queridinho quando se fala em emagrecimento, porque ele acelera o metabolismo estimulando a queima de gordura, possui efeitos diuréticos, laxantes e também calmantes Além disso, o chá de hibisco controla o colesterol, a pressão arterial e é aliado do cérebro.
A orientação é consumir um copo de 200 ml de chá de hibisco. Para cada copo deve ser utilizado de 4 a 6 gramas da flor seca, equivalente a uma colher de chá, ou dois a três pacotinhos de chá.
Como preparar o chá de hibisco:
Caso utilize a flor a granel, procure aquecê-la o mínimo possível para não perder as propriedades. Separe 200 ml de água, deixe ferver e após isso adicione de 4 a 6 gramas, equivalente a uma colher de chá, da flor seca. Mantenha a bebida por três minutos no fogo e após isso ela pode ser consumida.
Aliás, se quiser potencializar ainda mais o chá de hibisco, adicione uma canela em pau e gengibre a bebida.
Cuidado para não beber em excesso, pois devido a seu efeito diurético, é recomendado não ultrapassar a medida de 500ml por dia.
5. Chá de canela
A canela é um alimento termogênico e o seu chá também é.
Assim, esta bebida é capaz de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico.
Além disso, a especiaria tem ação anti-inflamatória o que faz com que seu consumo seja interessante para pessoas com obesidade, já que esses indivíduos possuem um quadro de inflamação crônica.
O chá de canela e a canela em si não são orientados para gestantes pois eles aumentam o risco de aborto espontâneo.
Boa parte das pesquisas realizadas com canela foram com uma quantidade que variou entre 1 e 6 gramas, o equivalente a meia ou até uma colher de chá, ao dia. Consulte um médico ou nutricionista sobre a porção mais indicada para você..
Como preparar o chá de canela:
Os chás de canela costumam ser preparados com a canela em pau. Ferva a água junto com a canela, por 10 minutos. Após retire os paus de canela e deixe amornar, esprema algumas gotas de limão (opcional) e beba. Consumir 3 xícaras deste chá por dia, preferencialmente antes do café da manhã, do almoço e do jantar.
6. Chá de gengibre
O chá de gengibre conta com substâncias termogênicas que tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e elevando a queima de gordura. Além disso, a bebida ajuda a secar a barriga por ter ação diurética, e ajuda a diminuir a retenção de líquidos. E por isso, está entre um dos melhores chás para emagrecer.
O chá de gengibre ainda ajuda no tratamento de gripes, tosses e resfriados. Ele também hidrata o corpo e ajuda a eliminar toxinas, o que irá contribuir ainda mais para o emagrecimento.
Como preparar o chá de gengibre:
O chá de gengibre pode ser feito na proporção: 2 cm de gengibre fresco em 200 ml de água ou 1 colher de sopa de gengibre em pó para cada 1 litro de água.
Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por cerca de 8 a 10 minutos. Desligar o fogo, tampar a panela e quando estiver morno, coar e beber em seguida. É aconselhado tomar o chá de gengibre 3 vezes por dia.
Lembrando que esses chás auxiliam na perda de peso, mas para isso deve estar aliado a uma alimentação regrada e a pratica de exercícios físicos. Na VUOI você encontra uma coleção inteira de linha fitness para que seus treinos sejam ainda melhores.
Gostou das nossas dicas? Então acesse o nosso site www.vuoi.com.br e confira todos os nossos modelos.
Comentarios